Bonita ao natural

Algumas frutas são destaque em tratamentos estéticos nesse verão
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Daniela Pessoa
redacao@bemleve.com.br

A natureza não dá ponto sem nó. Além de saborosas e nutritivas, as frutas, estrelas de todo verão, são aliadas incontestáveis da beleza. “As pessoas têm adotado hábitos de vida mais saudáveis e as frutas resgatam muito bem esse valor de saúde, de apelo ao natural. De fato, produtos à base de frutas são mais compatíveis com a pele, oferecendo menos risco de alergias”, afirma Joana D´Arc Diniz, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME). Não à toa, a indústria cosmética tem apostado cada vez mais nos “poderes frutais” para devolver à pele o viço e a maciez. Nessa estação, novos tratamentos e receitinhas à base de frutas são tudo o que você precisa para ficar linda.

Segundo a diretora científica da SBME, o morango e a uva, por exemplo, são poderosos anti-oxidantes, ajudando no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Já o mamão, o pêssego e o abacate, que não deve ser utilizado por quem tem a pele oleosa, são hidratantes, ajudando, também, a manter a pele firme. “Banhos corporais e máscaras de frutas são ótimos tratamentos para deixar a pele novinha em folha. Se realizados semanalmente, você já começa a ver o resultado entre quatro e seis semanas”, garante Joana D´Arc Diniz.

A terapeuta estética Maria Regina de Souza, do Ateliê da Beleza, no Rio, criou três novos serviços para o verão 2009, todos incluindo frutas, que prometem ajudar mulheres e, por que não, homens, a ficarem mais bonitos. “Os tratamentos são simples, mas todos contêm os nutrientes que a pele precisa para ficar protegida do calor e do sol”, diz Maria Regina. A máscara de melancia com gelo, por exemplo, é indicada para qualquer tipo de pele, ajudando no seu balanceamento, ou seja, fazendo com que ela não fique nem muito oleosa e nem muito seca.

A Clínica Dan Corps, localizada no Marapendi Shopping, no Rio, também está oferecendo, nesse verão, dois tratamentos corporais com frutas: a esfoliação de maracujá e a esfoliação de manga, que purificam o sangue e são excelentes para renovar a pele. Isso sem contar que a esfoliação ajuda no bronzeamento. Os dois tratamentos da clínica são feitos à base das frutas e de açúcar cristal, tudo natural. O corpo é esfoliado, depois enxaguado e, em seguida, recebe uma massagem relaxante.

Para quem anda abusando do sol e quer hidratar a pele antes da próxima praia, uma boa opção é a máscara refrescante de maracujá do Espaço Solaris, no Rio, que possui o extrato da fruta, com propriedades adstringentes, e argila da Amazônia, rica em sais minerais e oligoelementos, devolvendo a umidade natural da pele. “Essa máscara é calmante e remineralizante, ajuda a limpar e a fechar os poros. Ela contém, ainda outros ativos como a alantoína, que auxilia na cicatrização, e a melaleuca, antiséptica”, explica Fernanda Scovino, fisioterapeuta dermato-funcional do Espaço Solaris. A máscara refrescante de maracujá é indicada para todos os tipos de pele.

Já a abóbora é a grande estrela do Centro de Estética Integrado Roseli Siqueira, em São Paulo. A máscara Sapajjo’s contém sementes da fruta, que são usadas para esfoliar o rosto. Além disso, ela é rica em betacaroteno, que combate os radicais livres, hidrata a pele e suaviza as manchas causadas pelo sol. O tratamento oferece, ainda, vitaminas A e do complexo B, cálcio e fósforo.

Mas se você vive no corre-corre e não tem muito tempo para ir a centros de estética, não se desespere – e não desanime! – porque também é possível ficar bonita sem sair de casa. E que tal começar combatendo a celulite? Um óleo de massagem especial, feito com óleos essenciais de frutas, é tiro e queda para melhorar a textura da pele e atenuar os furinhos. Anote, então, a receita da fisioterapeuta Ana Paula Canova, do Kyron SPA, em São Paulo:

- 100ml de óleo vegetal de semente de uva (ideal para todos os tipos de pele) ou de óleo vegetal de gérmen de trigo (rico em vitaminas A, D e E, ótimo para peles ressecadas).

- 15 gotas de óleo essencial de cipreste, que atua diretamente na circulação sangüínea.

- 15 gotas de óleo essencial de grapefruit, para diminuir a retenção de líquidos.

- 20 gotas de óleo essencial de patchouli, poderoso antiinflamatório, descongestionante e desintoxicante.

Misture todos os ingredientes e guarde em recipiente limpo e fechado, mantendo sempre em local fresco. Não se esqueça de agitar antes do uso, que deve ser feito da seguinte forma: com o óleo, massageie a região do corpo onde há celulite duas vezes ao dia, fazendo movimentos vigorosos com as palmas das mãos por cerca de 20 minutos.

Máscaras caseiras à base de frutas também entram no pacote “SPA doméstico”. Portanto, capriche na fruteira e, não se esqueça: por serem naturais, elas devem ser usadas imediatamente. Nada de guardar na geladeira! Além disso, é importante estar com a pele limpa antes de aplicá-las e lembrar de lavar bem o rosto após a aplicação, evitando o risco de manchar a pele.

Uva

Confere elasticidade à pele. Bata uma xícara de uvas no liquidificador e reserve. Dissolva meia folha de gelatina branca e misture o suco de uva até formar uma pasta. Deixe a máscara no rosto por 20 ou 30 minutos e, em seguida, enxague bem com água fria.

Abacaxi

Confere hidratação a peles mistas e oleosas. Dissolva uma colher de sopa de gelatina incolor em uma xícara de água fervente. Em seguida, junte a gelatina a uma xícara de suco de abacaxi. Acrescente duas colheres de sopa de maisena e bata tudo no liquidificador. Aplique a máscara no rosto e, depois de 20 ou 30 minutos, retire-a, lavando bem para não deixar resquícios.

Abacate

Confere hidratação para peles secas e sensíveis. Amasse meio abacate com uma colher de chá de mel e aplique a mistura sobre a pele limpa. Passados 20 minutos, lave bem o rosto. Se preferir, use meio abacate, duas colheres de sopa de óleo de amêndoas e duas ampolas de vitamina E. Misture tudo até formar uma pasta e aplique-a no rosto, deixando fazer efeito por 30 minutos. Depois, retire bem com água fria.

Anotou? Ótimo! Mas, atenção, porque de acordo com Joana D´Arc Diniz, diretora científica da SBME, é preciso tomar muito cuidado com receitas caseiras. “A fruta colocada diretamente na pele, ou seja, sem ter passado por nenhum tipo de processamento industrial que retire sua acidez, por exemplo, pode provocar males como alergias e até mesmo queimaduras”, alerta Joana. Agora sim! Dado o recado, pronta para curtir o verão linda?

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!