Aumente sua imunidade!

Proteja-se da gripe e de várias outras doenças aumentando a defesa do seu corpo
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Alícia Baptista
redacao@bemleve.com.br

O outono está aí e, com a mudança de estação, alguns sintomas como espirros, nariz entupido e aquela tosse constante começam a incomodar. Aí, você já pensa logo que se trata de uma gripe, o que é comum nessa época do ano (sem falar na tal gripe suína!). E, então, se entope de remédios, vitamina C etc. Mas se sintomas como esse não te deixam em paz ou aparecerem com muita frequência, pode ser que o seu organismo esteja dando um sinal de baixa imunidade. É quando a situação complica, porque uma alteração dessas no sistema imunológico favorece o aparecimento de várias outras doenças, alergias e infecções.

Frente de guerra

Entre as células do sistema imunológico estão os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que têm a função de combater agentes causadores de doenças, capturando os microorgamismos estranhos ao organismo. São elas, também, que produzem anticorpos contra doenças. No entanto, alguns fatores podem diminuir a quantidade dessas células de defesa no sangue, nos deixando mais desprotegidos.

'Quando há uma alteração no sistema imune e as células não conseguem responder ao agente agressor, seja ele um vírus, uma bactéria ou um fungo, ele não é eliminado do organismo, provocando a doença', explica a imunologista Elisabete Blanc, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Rio de Janeiro.

É assim mesmo que funciona: estes microorganismos se aproveitam da fragilidade do organismo e atacam, principalmente nessa época do ano. 'O frio facilita a proliferação de vírus e bactérias e, por isso, as mudanças climáticas favorecem muito o aparecimento de alergias e infecções, principalmente respiratórias', esclarece a imunologista.

Muito além da gripe e do resfriado

Mas os males causados pela baixa imunidade não param por aí. Além de gripe e infecções respiratórias, um organismo fragilizado fica exposto a otite (inflamação do ouvido), pneumonia, problemas gástricos, cistite, herpes e muitos outros problemas.

As causas da baixa imunidade do organismo são diversas. Ela pode estar relacionada a fatores hereditários, a outras doenças como Aids e diabetes, à carência de vitaminas, a desequilíbrios emocionais como depressão e estresse, à obesidade, a uma nutrição desequilibrada etc.

Segundo José Marcos, imunologista do Hospital Quinta D'Or, no Rio, certos sinais indicam que há algo de errado com o organismo e, por isso, merecem a nossa atenção: 'Quando o número de infecções for muito frequente, se elas forem muito graves ou se forem diferentes das habituais, é melhor procurar um médico. Doenças que se repetem e que não são completamente resolvidas mesmo com um tratamento adequado são um sinal de alerta', avisa o médico.

No entanto, é possível driblar esses inimigos da nossa saúde adotando certas táticas para deixar o funcionamento do nosso sistema imunológico em dia.

A estratégia

Para começar, vale optar pelos complexos vitamínicos. “As vitaminas são essenciais para garantir a boa imunidade do organismo', explica Jorge Jamili, especialista em medicina ortomolecular.

Segundo ele, a Vitamina A, por exemplo, fortalece a resposta imunológica, principalmente em se tratando das viroses infantis. Já a vitamina C possui efeito estimulador sobre os glóbulos brancos (leucócitos). A vitamina E aumenta a imunidade principalmente nos idosos, enquanto o complexo B aumenta a quantidade e a atividade dos anticorpos.

Além das vitaminas, o médico dá algumas dicas de alimentos que fortalecem nossas defesas. 'Frutas, legumes e verduras devem estar presentes em todas as refeições, pois reforçam o sistema imunológico. Além disso, é importante a ingestão de cereais integrais e de proteínas de alto valor biológico como o tofu (queijo de soja), peixes e frango', aconselha o especialista.

Já o açúcar deve ser evitado, enquanto pães, massas e arroz branco devem ser substituídos por suas versões integrais. 'O sistema imunológico reduz a atividade em até 5 horas após a ingestão de açúcar e doces', alerta Jorge Jamili.

Dá-lhe homeopatia

Outro tratamento bastante procurado para problemas causados por um organismo desprotegido é a homeopatia. 'A homeopatia faz com que o próprio organismo reaja e lute contra o agente que causa a doença', garante o médico homeopata Heidwaldo Antonio Seleghini. 

Segundo ele, trata-se de um tratamento bastante eficiente contra diversas infecções. 'A homeopatia faz com que os pacientes que apresentam infecções frequentes paulatinamente comecem a apresentar um espaçamento maior entre os episódios da doença até pararem de apresentar seus sintomas, mas o tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa e, dependendo das condições do paciente, a homeopatia é associada a outros tratamentos', explica o médico.

Nada como um sistema imunológico forte para te proteger de microorganismos e te deixar mais saudável. Portanto, cuide dele para que a sua saúde esteja sempre boa. Prevenção é o melhor remédio!

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!