De segunda a sexta

Dicas para você não fugir da boa alimentação mesmo na correria do trabalho
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Luana Stoduto
luana@bemleve.com.br

O estresse diário, o excesso de trabalho e os prazos apertados nos levam, muitas vezes, a descuidar da alimentação. Uma vez fazendo refeições nada saudáveis, não conseguimos a energia necessária para enfrentarmos os dias de trabalho. Sem contar os quilinhos a mais que ganhamos beliscando, comendo aquelas famosas “besteirinhas”! Então, é hora de se livrar desses vícios e aprender a comer bem. Afinal, nem trabalho pode ser desculpa para você se alimentar mal.

Pela manhã

Não tem tempo de tomar um café da manhã completo? Tudo bem, acorde dez minutos mais cedo para beber pelo menos um copo de leite e comer uma fatia de pão integral com queijo branco. No meio da manhã, a melhor pedida é uma fruta com um chá gelado ou suco.

O almoço

Se você tem o hábito de almoçar em restaurante, comece por uma salada de verduras, legumes crus e cozidos, temperando tudo com azeite e vinagre. Evite maioneses, molhos cremosos e calóricos. Como prato principal, escolha peixe ou carne branca, desde que não tenha gordura. Na hora da sobremesa, abra mão dos doces e escolha frutas ou gelatina light.

Mas se você não tem tempo para sair do escritório nem para almoçar, então leve comida de casa – prepare uma salada com grão integral e conservas, tais como cogumelos ou aspargos, já que têm baixo valor calórico.

As tais tentações

É comum encontrarmos balas, chicletes, chocolates e biscoitinhos na gaveta do escritório para “uma emergência”. Eles são saborosos e oferecem uma dose extra de energia quando se pula o almoço, por exemplo. Só que, junto com essa injeção de ânimo, também vão calorias vazias, gorduras e excesso de açúcar, prejudiciais à saúde.

Assim, forma-se um ciclo vicioso: o cansaço leva à ingestão de guloseimas, que dão energia mas, ao mesmo tempo, irritam o organismo e causam mais indisposição. O consumo de bebidas e alimentos gordurosos e açucarados faz com que o corpo fique sobrecarregado, pesado e intoxicado.

Problemas de pele, queda de cabelo e distúrbios de sono são os primeiros sinais de alerta de que algo não está bem. Prisão de ventre ou diarréias constantes são outros sintomas de que a alimentação está prejudicando a absorção de nutrientes.

Livre-se de tudo isso!

Como o ideal é comer de três em três horas, para manter o metabolismo acelerado e o pique lá em cima, esqueça os chocolates e doces. Opte por:

1) Barras de cereais.

2) Biscoitos integrais salgados em pacotes individuais (para você não correr o risco de exagerar!).

3) Frutas secas (ameixa, damasco, maçã) ou oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas).

4) Se na sua empresa tem geladeira ou frigobar, leve iogurtes, frutas e sucos de caixinha, como os de soja.

O jantar

Já em casa, não se esqueça do jantar. Geralmente, é pouco o tempo entre esta refeição e a hora de ir dormir. Por isso, opte por uma sopa de legumes ou canja. Além de ter poucas calorias, elas são leves e não comprometem o metabolismo, que fica sempre mais lento à noite.

Com essa dicas, pode ter certeza de que a sua forma e a sua saúde não serão prejudicadas. Mas, para te ajudar nessa “empreitada” (já que se livrar das 'porcarias' não é tão fácil assim), preparamos um planejamento básico para uma semana supersaudável. Veja, na próxima página, os nossos cardápios, adapte-os ao seu dia-a-dia e mantenha a forma de segunda a sexta (nos finais de semana também, é claro)!

Próxima página

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!