Arroz 7 grãos: benefícios e ingredientes

Saiba por que esse produto faz tão bem à saúde
Por Marina Lopes

Composto por sementes e cereais integrais, o arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, aqueles que liberam açúcar na corrente sanguínea de forma lenta e gradual, evitando picos de insulina. Isso aumenta a sensação de saciedade e dá mais energia para as atividades do dia a dia.

Leia também:
Receita saudável: cupcake de linhaça com mel
Batata doce é boa fonte de carboidratos e ajuda a emagrecer
Frutas oleaginosas emagrecem mesmo sendo ricas em gorduras

Confira quais ingredientes costumam fazer parte do arroz 7 grãos e conheça os benefícios de cada um.

Ingredientes

Arroz integral

A diferença entre o arroz integral e o branco está na casca, presente no primeiro e ausente no segundo. Ela é rica em fibras que ajudam a reduzir a absorção de açúcares e gorduras  pelo organismo.

Aveia integral

Cereal nutritivo que contém cálcio, ferro, proteínas e fibras solúveis, que controlam a glicemia do sangue, diminuem o colesterol e ajudam a combater a prisão de ventre. Contém glúten. 

Aveia ajuda a combater a prisão de ventre. Crédito: Thinkstock

Aveia ajuda a combater a prisão de ventre. Crédito: Thinkstock, by Marina Lopes

Arroz selvagem

Apesar do nome, o arroz selvagem não se encaixa na categoria de arroz. Trata-se de um grão pertencente ao grupo das gramíneas cujo tamanho supera em aproxidamente três vezes o de um arroz normal. Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais e com baixo teor de gordura.

Trigo integral 

Apresente boas doses de fibras e ferro, sendo um ótimo alimento para prevenir e tratar a anemia. Atenção: o trigo contém glúten, proteína que pode fazer mal ao organismo e que provoca intolerância ou alergia em algumas pessoas. 

Linhaça 

Contém vitaminas B1, B2, C, E, cálcio, ferro e potássio. A alta concentração de fibras torna esse grão indispensável para quem tem intestino preso. 

Linhaça é fonte de omega 3. Crédito: Thinkstock

Linhaça é fonte de omega 3. Crédito: Thinkstock, by Marina Lopes

Canola

Esse grão do qual normalmente usamos o óleo é rico em ômega-3 , que aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, e vitamina E, cuja ação antioxidante previne o envelhecimento e as doenças degenerativas.

Quinoa 

A quinoa traz diversos benefícios à saúde. Entre eles está a ação detergente, que diminui o colesterol ruim e contribui para o funcionamento do intestino.

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!