Barra de cereal engorda?

Elas podem ser ricas em açúcar e gordura. Aprenda a escolher
Por Marina Lopes

Elas são opções práticas para matar a fome que aparece no meio do dia, mas engana-se quem pensa que todas elas têm poucas calorias e são saudáveis. Algumas das barrinhas de cereais mais vendidas no mercado são cheias de açúcar e gordura, pobres em fibras e nutrientes e contêm muitas calorias.

Leia também:
Malhar em jejum emagrece mais?
Chocolate diet tem alto valor calórico e pode sabotar dieta
Pão light, integral ou com grãos? Entenda as diferenças

Calorias das barras de cereal 

Essas guloseimas podem ajudar quem está de dieta a matar a vontade de comer doce, mas é importante ficar de olho nas informações nutricionais da embalagem para não engordar a toa. Uma barra coberta com chocolate (25 g) pode ter até 115 kcal, 17 g de açúcar, quase 5 g de gorduras e menos de 1 g de fibras, valores semelhantes aos da mesma quantidade de chocolate meio amargo. 

Barras com chocolate podem tem muitas calorias e poucas fibras. Crédito: Thinkstock

Barras com chocolate podem tem muitas calorias e poucas fibras. Crédito: Thinkstock, by Marina Lopes

Para não errar na hora da compra, prefira as versões light e que contenham pelo menos 1 g de fibras – há marcas que colocam mais de 4 g em cada barrinha. As fibras são as responsáveis pela sensação de saciedade conferida pelos cereais, por isso, sua presença é fundamental.

Lanche saudável

Uma alternativa saudável às barras de cereal são as frutas oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras do bem e não engordam quando ingeridas em pequenas quantidades. 

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!