Alimentação alternativa

Talos, folhas, sementes e cascas podem virar pratos deliciosos
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Luana Stoduto
luana@bemleve.com.br

A gente acha que entende tudo sobre cozinha, mas, de repente, somos pegas cometendo verdadeiros atentados aos alimentos. Quem nunca jogou talos, cascas, folhas e sementes no lixo? Pois é, muita gente desconhece o valor nutritivo dessas partes de frutas, legumes e vegetais, que são ricas em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Que tal, então, adotar a “Alimentação Alternativa”? Ela nada mais é do que o aproveitamento integral dos alimentos com a finalidade de enriquecer o cardápio diário, contribuindo para a redução de doenças agravadas pela má nutrição, melhorando a qualidade de vida e evitando o desperdício.

Principais fontes alternativas

Farelo de trigo: é rico em proteína, ferro e vitaminas do complexo B. Pode ser usado para enriquecer mingaus, sopas, bolos, pães e biscoitos.

Cascas e entrecascas de frutas: você pode usar cascas de abacaxi, tangerina e entrecascas de melancia, abóbora e maracujá para fazer doces e outras preparações. Sem esquecer, no entanto, que é importante lavar tudo muito bem em água corrente.

Sementes: podem ser utilizadas sementes de abóbora, girassol e melancia. É indicado torrá-las e podem ser consumidas puras ou misturadas aos alimentos. A semente de abóbora, por exemplo, além de ser rica em ferro e proteínas, pode ser usada no tratamento de verminose.

Resíduo de soja: é rico em proteína vegetal e fibras. Pode ser utilizado em farofas, sopas, bolos, cuscuz e mingaus.

Receitas Básicas

1) Arroz enriquecido

Cozinhe o arroz normalmente e, durante o cozimento, acrescente uma ou duas colheres de sopa de farelo de trigo.

2) Doce da entrecasca da melancia

Ingredientes:

- 02 xícaras da entrecasca da melancia01 e ½ xícara de açúcar
- ¼ xícara de água
- 06 unidades de cravo

Modo de fazer: retire a casca verde da melancia, utilizando apenas a polpa branca. Corte em cubos e reserve. Faça uma calda com o açúcar, a água e o cravo. Acrescente a entrecasca e deixe cozinhar até apurar.

3) Cuscuz de milho com resíduo de soja

Ingredientes:

- 01 xícara de chá de resíduo de soja
- 02 xícaras de chá de farinha de cuscuz
- Sal a gosto

Modo de fazer: misture todos os ingredientes, colocando água aos poucos até que tudo de transforme em uma massa úmida. Coloque no cuscuzeiro e deixe descansar por 10 minutos. Leve ao fogo.

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!