Rpg

Realinhe sua postura e ganhe vida nova
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Isabelle Lindote
isabelle@bemleve.com.br

Sentir dor é algo com o qual é difícil de se conviver. Dores de cabeça, na região cervical e na lombar podem causar insônia, entre outros problemas, acabam com o sossego e pedem medidas para aliviar a tensão e amenizar os sintomas. A Reeducação Global Postural (RPG) é um tratamento que corrige os desvios posturais responsáveis por muitos distúrbios que causam esses incômodos.

Criada na França pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard, a técnica leva em conta os sistemas muscular e esquelético como um todo, mas procura tratar de forma individualizada os músculos que são de estruturas diferentes, como os dinâmicos e os estáticos. No tratamento, o paciente tem 80% do trabalho: o terapeuta coloca o indivíduo na postura correta e é ele quem deverá permanecer parado em cada uma delas.

Palavra de Especialista

Apenas profissionais de fisioterapia têm autorização para aplicar o RPG. 'O método é indicado para qualquer pessoa que apresente desconforto ou patologia músculo-esquelética. Mesmo quem simplesmente quer reeducar a postura também pode praticar, pois o paciente não precisa ter dores para buscar o tratamento' afirma a fisioterapeuta Fernanda Elhiage. 'Não se pode estabelecer um prazo para um tratamento, tudo vai depender da patologia e da resposta individual. É possível melhorar a vida do paciente com três meses ou três anos de RPG'.

Para ajudar no equilíbrio do organismo, o RPG pode ser associado a outros cuidados, como pilates e acupuntura, de acordo com uma avaliação do fisioterapeuta. 'Não há restrições de idade, sexo ou peso para a prática do RPG. O fisioterapeuta precisa saber das condições de saúde do paciente e tomar os devidos cuidados, mas nada que crie um empecilho para o tratamento. Pessoas hipertensas, diabéticas ou com problemas cardiovasculares também podem ser pacientes', finaliza Fernanda.

ARTIGO RELACIONADO:


ENDOMETRIOSE: FIQUE DE OLHO


Cerca de 15% das mulheres sofre desse mal

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!