Alimento para a pele

Compostos ativos que fazem dos cremes um sucesso
Por Redação

Para receber diariamente um cardápio balanceado e iniciar sua reeducação alimentar, assine o Bem Leve e tenha dicas nutricionais online à sua disposição.

Por Luana Stoduto
luana@bemleve.com.br

Chá verde é bom pois ajuda a desintoxicar o organismo, estimula o metabolismo e acelera o emagrecimento. A soja é uma aliada da saúde por ser rica em proteínas, ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B. Consumir alimentos como laranja, acerola, pitanga, limão e abacaxi, fontes de vitamina C, ajuda a reduzir os sintomas de gripes e resfriados, além de proteger o sistema imunológico. Esse são exemplos de alimentos que, além de fazerem bem de dentro para fora, também estão na composição de cosméticos hidratante e com ação anti-envelhecimento.

Retinol
O retinol é a forma pura da vitamina A, e pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado), vegetais verde-escuros e frutas amarelas. Controla a ação dos radicais livres, estimulando a produção e a regeneração das sínteses de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Ameniza as rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento causados pela ação do sol, como as manchas senis. Se for usado com freqüência, as células demoram a envelhecer, deixando a pele do rosto renovada. O ativo pode se apresentar sob variadas formas, entre elas o ácido retinóico e o palmitato de retinila. Hoje, a maioria das fórmulas e cremes de retinol tem ação anti-rugas. Em alguns casos, o ativo pode irritar levemente a pele. Caso isso ocorra, o produto deve ser associado a um hidratante.
Pode ser usado: no rosto à noite, três vezes por semana. No resto dos dias, deve-se aplicar com um creme nutritivo.
Idade: ideal para ser usado a partir dos 25 anos.
Cor de pele: morenas e negras devem usar uma concentração mais baixa.

Vitamina C
Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C, apesar de ser vital para a saúde, porque atua no sistema imunológico, não é produzida pelo corpo. É preciso repor esta vitamina constantemente, seja pela alimentação, seja pelo uso de suplementos alimentares ou em cremes para a pele. A vitamina C tem o poder de levantar a pele, pois age no colágeno e elastina, fortalecendo-os. Ela também estimula a síntese e a produção de melanina, clareando as manchas. Em combinação com a vitamina E, protege a pele contra os danos dos raios ultravioletas e da poluição.
Pode ser usada: na região dos olhos.
Idade: a partir dos 25 anos.
Cor da pele: todo mundo pode usar.

Chá Verde
O chá verde é um velho conhecido da medicina chinesa que revitaliza e equilibra as funções do aparelho digestivo, proporcionando um melhor aproveitamento dos alimentos. A Camellia Sinensis, nome botânico da planta apresenta como substâncias ativas os polifenóis, catequinas e cafeína, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, por exemplo. Ele tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Clareia, protege e firma a pele. Age também como regulador da oleosidade no couro cabeludo, prevenindo a queda.
Pode ser usado: na região ao redor dos olhos e no couro cabeludo.
Idade: a partir dos 25 anos.
Cor de pele: Todos os tipos de pele.

DMAE
O dimetilaminoetanol ou DMAE, substância presente na sardinha, no salmão e na anchova, é um dos ingredientes mais recentes da indústria de cosméticos. Diferente da maioria dos cremes antiflacidez - que atuam apenas nas camadas superficiais da pele - o DMAE atua no músculo, melhorando o tônus e a elasticidade dos tecidos. Ele aumenta a acetilcolina, substância produzida pelo organismo, responsável pela estrutura das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem firmes. A dermatologista Adriana Vilarinho explica que ele é um tensor anti-rugas que pode ser usado no corpo em regiões como bumbum e coxas. Age ainda, com efeito, antioxidante, combatendo os radicais livres que aceleram o envelhecimento.
Pode ser usado: no rosto e corpo (áreas flácidas).
Idade: a partir dos 24 anos de idade.
Cor de pele: não importa.

Soja
Cremes à base de soja pode ser a solução de um problema antigo que incomoda especialmente as mulheres: as rugas. A soja contém uma substância semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Ela aumenta a produção de colágeno e elastina.
Pode ser usada: no corpo, rosto e contorno dos olhos.
Idade: a partir de 40 anos.
Cor de pele: não importa.

Chocolate
Além de possuir substâncias antioxidantes, os chocolates são ricos em vitaminas B1 e importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos. Também há produtos feitos à base de cacau, que são indicados no combate à gordura localizada e à celulite.
Pode ser usado: nas áreas do rosto ou corpo.
Idade: não importa.
Cor de pele: não importa.

Cafeína
O acúmulo de gordura e água prejudica a circulação sangüínea e linfática, dificultando o metabolismo do organismo, favorecendo assim o aparecimento da celulite e o armazenamento maior de gordura. Infelizmente, nas mulheres essa retenção de líquidos forma a tão temida celulite. A cafeína consegue fazer com que a circulação sanguínea melhore, por isso é muito usada em cremes anticelulite.
Pode ser usada: nas áreas de gordura localizada.
Idade: não importa.
Cor de pele: não importa.

ARTIGO RELACIONADO:


IOGURTE SIM!


A importância dele na sua dieta

Quer perder peso? Faça um dieta GRÁTIS ideal para você!